Serviço de Apoio Psicopedagógico (SAP)

Serviço de Apoio Psicopedagógico SAP

Serviço de Apoio Psicopedagógico (SAP) é um setor que tem como meta exercer uma ação plena dentro da instituição, com finalidade de contribuir, de forma compartilhada, para a concretização do seu objetivo básico, que é educar para haver um trabalho desenvolvido em equipe, sob uma perspectiva de coparticipação e corresponsabilidade baseado na colaboração dos agentes educativos envolvidos. Oferece apoio psicopedagógico ao aluno e ao professor e suporte referente às questões no âmbito da aprendizagem e do ensino.

Para os alunos, é oferecido espaço de escuta, estruturado para o atendimento individual e em grupo, tendo como finalidade ajudar na formação integral dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional. Esse serviço utiliza a orientação entendida como um processo de ajuda continuada, que visa à melhoria das relações com a aprendizagem como também a uma melhor qualidade em sua construção, procurando desenvolver um nível de autonomia na busca do conhecimento.

Nessa perspectiva, desenvolvem-se programas dirigidos aos alunos, possibilitando-lhes compreender suas modalidades de aprendizagem e métodos de estudo. Para o professor, o setor disponibiliza um espaço para refletir sobre a prática docente. Essa abertura pode acontecer devido a uma demanda do próprio professor ou de outros setores da instituição. O objetivo é promover o crescimento do docente, diminuindo a lacuna existente entre o conhecimento técnico e específico e o conhecimento didático, denominado também “transposição didática” O serviço, além de atendimento individual e em grupo, oferece, ainda, Cursos de Formação Continuada, em que os docentes podem trocar experiências e redesenhar a prática de forma coletiva.

Por que esse tipo de atenção à comunidade acadêmica é importante?

O SAP, como um setor de apoio ao discente e ao docente, com uma atuação de nível preventivo e remediativo, visa, com suas ações, à prevenção de dificuldades de aprendizagem tanto no que se refere à melhoria na qualidade de ensino-aprendizagem quanto ao que diz respeito à minimização ou à superação de problemas já existentes. Suas ações dirigem-se ao sujeito aprendente e ao sujeito ensinante e tem como objeto de estudo o ensinar e o aprender. Dessa forma, contribui para analisar as necessidades existentes no âmbito institucional, procurando atender às demandas singulares dos sujeitos, sem ignorar o aspecto integrativo da vida acadêmica; a partir de ações que promovam uma corresponsabilização entre instituição, aluno e professor. Esse tipo de atenção caracteriza uma ação preventiva, evitando que os aspectos obstacularizadores do aprender se cristalizem em dificuldades permanentes e intransponíveis.

Profissionais responsável pelo SAP:

Dilene Rodrigues – Psicóloga e Psicopedagoga
Elenise Machado – Psicóloga e Psicopedagoga

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